Morre, aos 93 anos, a atriz Eloísa Mafalda

Artista faleceu em casa, em Petrópolis, nesta quarta-feira

POR JÚLIA COPLE

Atriz Eloísa Mafalda, em março de 1996 – Basílio Calazans / Divulgação

 

VEJA IMAGENS DA CARREIRA DA ATRIZ ELOÍSA MAFALDA

  • Eloísa Mafalda em ‘Delegacia de Mulheres’ (1990)Foto: Reprodução/Memória Globo

  • Ao lado de Beth Mendes em cena na minissérie ‘Aquarela do Brasil’ (2000)Foto: Roberto Steinberger / TV Globo

  • Eloísa Mafalda na novela ‘Mulheres de areia’ (1993)Foto: Bazilio Calazans / TV Globo

  • Ao lado de Lucinha Lins e Ary Foutoura, em Roque Santeiro (1985)Foto: Divulgação/Canal Viva

  • Eloísa Mafalda interpretando Nenê ao lado de Jorge Dória como Lineu na primeira versão de ‘A grande família’ de 1970Foto: Cedoc/Funarte

  • Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão na novela ‘Corpo a corpo’ (1984)Foto: Divulgação/TV Globo

  • A atriz com Renato Pedrosa em cena de ‘Brilhante’ (1981) Foto: Reprodução/Memória Globo

  • Em cena com Célia Biar e Irene Singery em ‘A próxima atração’ (1970)Foto: Reprodução/Memória Globo

Eloísa Mafalda trabalhou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissores Associadas, na qual teve os primeiros contatos com a arte e a interpretação. Começou sua carreira no rádio. Seu irmão Oliveira Neto a convenceu a fazer um teste. Ela foi aprovada e começou a fazer radionovelas da Rádio Nacional. em seguida a atriz fez sua estreia na TV Paulista, onde ficou até a emissora acabar e ser vendida para a TV Globo.

Eloísa Mafalda, ao lado de Cássia Kiss e Lucinha Lins, em ‘Roque Santeiro’ – Reprodução

Na Globo, Eloísa viveu papéis marcantes em mais de 40 trabalhos, entre novelas, séries e especiais. Caso de Dona Nenê, na primeira versão de “A grande família”, e a inesquecível Dona Pombinha Abelha, de “Roque Santeiro”. A carreira conta ainda com outros personagens que caíram no gosto do público, como Maria Machadão, de “Gabriela”; Dona Mariana, de “Paraíso”; Gioconda Pontes, de “Pedra sobre pedra”; e Manuela, de “Mulheres de areia”.

A atriz fez seu primeiro papel no cinema em 1950, no filme “Somos dois”. Já no teatro, a estreia aconteceu em 1965, numa adaptação de “O morro dos ventos uivantes”. Eloísa estava fora do ar desde a novela “O Beijo do Vampiro”, de 2002.

Os convites para voltar foram muitos, mas a artista não pôde aceitá-los. Na época da última novela, já não conseguia decorar os textos e decidiu sair de cena diante da perda de memória. Ela vivia com a filha Mirian, em Petrópolis.

Mais notícias no G1

 

Deixe uma resposta