Indústria de fraudes comanda boas avaliações na Amazon, diz jornalista

Segundo investigação de Nicole Nguyen, a quem receba dinheiro para isso; e Amazon está impotente

Imagem relacionada

A Amazon não apenas tem um grande fluxo de falsas avaliações de produtos como não tem como resolver o problema. A denúncia é da jornalista Nicole Nguyen, que escreveu um artigo sobre o tema, intitulado “Inside Amazon’s Fake Review Economy” (Por dentro do mercado de avaliações falsas da Amazon, em tradução livre).

O texto, publicado nesta segunda-feira (7), no BuzzFeed News, tem mexido com consumidores que se baseavam em boas avaliações para comprar. Segundo a denúncia, há quem receba dinheiro apenas para dar cinco estrelas (o máximo) para produtos ou lojas que nunca chegaram a usar ou nas quais nunca chegaram a comprar.

A investigação da jornalista aponta que tais “trabalhadores” usam o Reddit, ou canais privados do Slack do Facebook para combinar o trabalho. A repórter, que divulgou um telefone encriptado para receber denúncias anônimas, lembrou ainda que a Amazon é a segunda empresa mais valiosa do mundo – com avaliação de US$ 760 bilhões, atrás apenas da Apple. A empresa de Jeff Bezos não se pronunciou, até o momento, sobre o assunto.

noticiasaominuto

Deixe uma resposta