Facebook perde processo por violação de direitos autorais
Empresa de Mark Zuckerberg é acusada de violar direitos autorais
O Tribunal de Recursos Civis de Milão, na Itália, confirmou “integralmente” a condenação aplicada ao Facebook por violação de direitos autorais e “concorrência desleal” contra a empresa italiana Business Competence.
Segundo o juiz Amedeo Santosuosso, o aplicativo “Faround”, lançado pela companhia e que sugere bares e restaurantes com base nos gostos pessoais de seus clientes, usando a geolocalização, foi “copiado” pela rede social de Mark Zuckerberg.
A condenação em primeira instância foi dada em março de 2016. Na atual fase do processo, os juízes negaram um recurso da empresa norte-americana para suspender a execução da sentença.
Agora o Facebook deverá pagar uma multa de 1.750 euros em despesas processuais para a empresa italiana. Mas, na terça-feira (17), haverá uma audiência civil para quantificar os danos totais sofridos pela Business Competence.
O julgamento acontece em meio ao escândalo envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, que usou dados de usuários do Facebook para fins políticos.
Estima-se que a empresa tenha violado as informações de 87 milhões de perfis da rede social. O caso também é alvo de investigação na Itália. Com informações da Ansa.