“Nem tudo que reluz é ouro” uma moeda, não podemos esquecer, tem dois lados

A Mídia internacional retrata prisão de Lula como perseguição política.

O fato do ex-presidente Lula ter sido condenado e tudo que se viu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde com transmissão ao vivo para todo o mundo através das redes sociais, onde se pode ver o líder petista sendo carregado nos braços do povo, deixou a imprensa internacional de orelha em pé e estupefata.

Resultado de imagem para fotos de lula no discurso em sbc

Foto: Jornal da Paraíba

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de sábado, e seu discurso no ato político realizado em São Bernardo do Campo, onde anunciou que se renderia à Polícia Federal, receberam grande destaque na imprensa estrangeira. O assunto está nas primeiras páginas de diversas publicações em todo o mundo e é um dos principais temas das agências internacionais de notícias. A foto de Lula, cercado por uma multidão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tirada por Francisco Proner, foi distribuída pela  Reuters para todo o mundo e reproduzida em jornais influentes, como o inglês The Guardian e o canadense The Globe and Mail.

As palavras-chave são a rendição do maior líder da esquerda brasileira, que está à frente na corrida presidencial, a transformação de Lula em preso político e a desconfiança sobre o sistema judiciário do país. O material produzido pelas principais agências de notícia – AP, Reuters, Bloomberg, AFP, EFE, DW e Prensa Latina – ganhou o mundo. Vários despachos foram sendo atualizados ao longo do dia.

Confira alguns comentários:

Luiz Inácio Lula da Silva, the former president of Brazil, greeted supporters in front of the Metal Workers Union headquarters on Saturday in São Bernardo do Campo, Brazil. CreditLalo de Almeida for The New York Times

O americano New York Times traz longa reportagem assinada pelos correspondentes Manuel Androni, Ernesto Landoño e Shasta Darlington, com foto de Lalo de Almeida, destacando que Lula se rendeu para cumprir pena de 12 anos de prisão. “Sua prisão é uma reviravolta ignominiosa na notável carreira política de Lula, filho de trabalhadores rurais analfabetos que enfrentou os ditadores militares do Brasil como líder sindical e ajudou a construir um partido reformista de esquerda que governou o Brasil por mais de 13 anos”, diz a reportagem.

Os correspondentes do NYT relatam que antes de se render às autoridades policiais federais, Lula, 72 anos, acusou promotores e juízes de intencionalmente persegui-lo com um caso infundado. “Eu não os perdoo por criar a impressão de que sou um ladrão”, disse um indignado Lula, rouco, diante de uma multidão reunida do lado de fora do sindicato de metalúrgicos. A reportagem destaca que, durante horas no sábado, em um impasse tenso, seus fervorosos defensores haviam bloqueado fisicamente sua rendição, antes de finalmente permitir que ele partisse.

Former Brazilian president Luiz Inácio Lula da Silva is carried by supporters Saturday at the metalworkers’ union headquarters near Sao Paulo, Brazil, where he had barricaded himself to avoid prison. (Miguel Schincariol/AFP/Getty Images)

O americano Washington Post informa que Lula se entregou à Polícia Federal, mas disse que, mesmo encarcerado, vai fazer campanha política. Segundo o jornal, que destaca em foto Lula sendo levado nos braços do povo no berço do sindicalismo brasileiro, que a prisão “intensificou o drama político na maior nação da América Latina”. De acordo com o texto dos correspondentes Marina Lopes e Anthony Faiola, a cadeia transformou um homem que o presidente Barack Obama chamou de “o político mais popular da Terra” no prisioneiro mais famoso da região.

Play Video
2:01

 Former Brazil president Lula turns himself in after two-day standoff – video

O inglês  The Guardian reproduz a foto distribuída pela Reuters com Lula cercado pela multidão e destaca em manchete: “Lula inicia sentença de prisão no Brasil depois de se entregar à polícia”. Segundo o diário, o ex-presidente promete provar sua inocência da corrupção depois de encerrar um impasse de dois dias com as autoridades. “Faça o que quiser, o poderoso pode matar uma, duas ou 100 rosas. Mas eles nunca conseguirão impedir a chegada da primavera”, discursou o líder político.

Como os aqui mostrados, outros jornais em inúmeras partes do planeta, também comentaram a respeito.

As emissoras de TV, através de seus jornalismos, também não deixaram para trás.

Confiram:

Esta foto tirada no dia em que Lula se apresentou a justiça, por determinação do juiz Federal, Sérgio Moro, no Paraná, está correndo o mundo:

Por:RAnoticias.com

Deixe uma resposta