Exoneração de diretora de Escola pública municipal de Campos RJ gera protesto por parte de alunos e seus pais

Pais e alunos protestam saída de diretora
Pais e alunos protestam saída de diretora / Verônica Nascimento
Professores e demais funcionários da Escola Municipal Etelvira Martins, no km 13, cruzaram os braços nesta sexta-feira (6) e afirmam que 333 alunos da localidade e também de Mututu, Campelo, km 14 e Canaã ficarão sem aulas até que a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos explique o motivo da exoneração da diretora Célia Silva Gomes Muniz, publicada nesta sexta no Diário Oficial do Município.
— Nossa diretora tem 33 anos de Prefeitura, com duas matrículas nesta escola, e foi eleita em 2015 pela comunidade escolar. Com todas as dificuldades, como falta de material pedagógico, de limpeza, merenda, com RPAs sem receber, a diretora, com a ajuda dos pais e professores, conseguia manter a Etelvira como escola modelo, obtendo média superior à média estipulada no Prova Brasil por dois anos consecutivos. Então, qual o motivo da exoneração? Funcionários, pais e alunos estão revoltados. Não retomaremos as atividades até que ela seja renomeada — afirmou a coordenadora pedagógica Rosete da Silva Benevides Santos.
Pais e alunos protestam saída de diretora
Pais e alunos protestam saída de diretora / Verônica Nascimento

O professor Henrique Coutinho da Silva contou que pais de alunos já aguardam na escola e outros estão chegando para um protesto. “O prefeito Rafael Diniz, quando era vereador, lutou pela eleição de diretores nas escolas e, no governo dele, até hoje sem eleição e exoneram, sem nenhum aviso ou explicação, uma diretora que é da comunidade e respeitada por todos. Por que não faz eleição e deixa os professores, os alunos maiores e os pais de alunos decidirem quem será a diretora? Se fosse uma diretora que não se dedica, mas Célia está presente todos os dias, sendo a primeira a chegar e a última sair da escola todos os dias. Queremos uma explicação da secretaria de Educação para a exoneração dela e que ela seja renomeada ou haja eleição para diretor — afirmou o professor.

Confiram o vídeo de protesto por parte dos alunos que resolveram se manifestar até que uma solução seja dada ao problema por parte da Secretaria de Educação:
Por: Verônica Nascimento
Folha1

Deixe uma resposta