RJ 158 recebe manifestação na altura do distrito de Santa Cruz em campos RJ
Por: ANA LAURA RIBEIRO E MATHEUS BERRIEL
Moradores de Santa Cruz, em Campos, bloquearam novamente a RJ 158 na manhã desta terça-feira (27). Eles protestaram pela falta de ambulância, de água potável e de mais ônibus. Na tarde dessa segunda (26), o grupo também interditou a rodovia para pedir melhorias.
A manifestação começou por volta das 9h. Galhos foram queimados durante o ato. Os moradores relataram que estão há mais de 15 dias sem água potável. Para os serviços básicos, eles utilizam água mineral ou do rio Paraíba do Sul. Quanto ao transporte público, os manifestantes relataram que os veículos da empresa Rogil não estão circulando pela localidade. Para transitar, segundo o grupo, é necessário usar bicicleta, pedir carona ou aguardar transporte alternativo até o bairro da Pecuária, onde passam ônibus.
A Polícia Militar (PM) esteve no local. A RJ 158 ficou interditada nos dois sentidos, com engarrafamento de aproximadamente um quilômetro. A professora Gisele Macedo, que mora no município de São Fidélis, precisou ir caminhando pela estrada para chegar a um ponto de ônibus mais próximo. A equipe de reportagem a acompanhou até o local. Ela contou que chegou ao ponto da manifestação às 10h e, como precisar chegar ao trabalho às 13h, optou pela caminhada:
— A gente respeita o ato de se manifestar. É triste a situação deles. Mas isso acaba causando transtorno, não é? Creio que a ideia seja essa para ver se surte algum efeito — comentou a docente.
Primeiro ato na segunda — Na tarde dessa segunda, de acordo com manifestantes, o protesto durou mais de três horas. O morador Aurenilton Gomes disse que o posto de saúde estava fechado há quase uma semana: “Abriu no início da semana passada, mas depois não abriu mais. Funcionários do posto e a Defesa Civil viram que está tudo cheio d’água. Hoje (segunda-feira), deram uma faxina, mas já fecharam”. Segundo os moradores, o posto foi reaberto nesta terça-feira, mas está sem ambulância para atender a comunidade.
Sobre as águas, Aurenilton afirmou que “ninguém consegue beber”. Já em relação aos ônibus, o morador disse que a Rogil oferece poucos horários e a maioria dos ônibus trafega apenas na RJ 158.
Contatada pela equipe da Folha, a Prefeitura de Campos disse que, segundo a secretaria municipal de Saúde, a UBS de Santa Cruz está com atendimento regularizado nesta terça-feira, inclusive através de ambulância. “Próximo ao local, em Lagoa de Cima, a população também pode contar com ambulância na unidade de saúde. Os moradores contam, ainda, com atendimento de emergência domiciliar, através do 192”.
Sobre o transporte, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que encaminhou equipe de fiscalização do órgão ao local e foi verificada insuficiência no atendimento pelo consórcio responsável. “O IMTT convocou o consórcio para apuração do caso, mas informa que ainda nesta terça (27) o atendimento pelo transporte coletivo foi realizado de forma regular, conforme constatou fiscalização”.
Já sobre abastecimento de água, a Prefeitura disse que comunicou à concessionária Águas do Paraíba sobre a solicitação de melhoria, já que a concessionária faz o abastecimento no local.
Folha 1