Paulo Maluf é internado às pressas em hospital de Brasília
Deputado federal afastado está preso na Papuda, desde dezembro, acusado de lavagem de dinheiro
Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde 22 de dezembro, o deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) foi internado às pressas em um hospital particular de Brasília, na madrugada desta quarta-feira (28).
De acordo com informações de O Globo, a unidade de saúde informou que o deputado deu entrada com “quadro de dor forte que começou na região lombar, irradiada para o membro inferior direito, piorada nas últimas semanas e nos últimos dias, dificultando a deambulação (andar) e a postura na posição ereta”.
Ainda segundo comunicado do hospital, a ressonância mostrou que o parlamentar tem estenose de canal (pressão sobre a medula espinhal e os nervos da coluna), com compressão das estruturas nervosas na região das vértebras L3/L4 e L4/L5. Não há previsão de alta.
Segundo os advogados de Maluf, ele tem 86 anos, “idade avançadíssima”, sofre de diabetes, problemas cardíacos e ortopédicos, além de câncer de próstata. Por isso, voltaram a pedir a liberdade do parlamentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), no início da semana, alegando “questões humanitárias e riscos à saúde”.
A defesa afirma que Maluf corre o risco de ficar cego, “caso não seja feito o devido tratamento que, encarcerado, o paciente não tem à sua disposição”
Em fevereiro, os advogados do político já havia apresentado recurso, que foi levado para o plenário virtual (quando os ministros não se encontram e apenas publicam seus votos no sistema da corte) pelo relator da ação penal, ministro Edson Fachin. Em 2 de março, no entanto, o ministro Dias Toffoli pediu vista, o que não permitiu a conclusão do julgamento.
Maluf foi preso após decisão de Fachin, dque determinou o cumprimento imediato da pena de 7 anos e 9 meses de prisão a que ele foi condenado, por lavagem de dinheiro, no período em que foi prefeito de São Paulo (SP) – entre 1993 e 1996.
noticiasaominuto