Hoje, 28 de março uma jovem cidade faz aniversário no Estado do Rio de Janeiro
Foto: PMCG
Há exatos 183 anos, no dia 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador se tornava então a cidade de Campos dos Goytacazes. Dentre diversos problemas que toda cidade de médio/grande porte tem, Campos é responsável pela produção de 80% do petróleo nacional, através da Bacia de Campos.
Mesmo sendo considerada jovem pela sua pouca idade como cidade, A Vila São Salvador dos Campos dos Goytacazes, que deu origem ao município, possui aproximadamente 340 anos de existência. A cidade é considerada a maior em extensão territorial do estado, com aproximadamente 4.032 km².
Foto: Divulgação
A cidade é cortada pelo importante Rio Paraíba do Sul que apesar de nascer em São Paulo, tem a sua foz no município vizinho de São João da Barra. Mesmo muito sofrido, por onde passa, vem fornecendo água para inúmeras cidades em seu trajeto até desembocar no Oceano Atlântico.
Entre os destaques está Guarus. O maior distrito de Campos vem se desenvolvendo e a promessa é de construção de um shopping, como anunciado há algum tempo atrás por empresários. Somente a localidade, tem aproximadamente cem mil habitantes.
Já a região da Baixada Campista, vê Goitacazes crescer a cada dia que passa, e a população chegar a aproximadamente quinze mil habitantes apenas em seu distrito. Também na Baixada está o distrito de Santo Amaro, onde se encontra um dos maiores polos religiosos do Estado. Única praia da cidade, Farol de São Thomé reserva belezas e encantos para toda sua população, e se tornou um grande polo na produção de camarão, o que vem alavancando a renda da praia. Toda a Baixada tem em torno de oitenta mil habitantes.
Pro outro lado, as belezas das Serras do Imbé e de Rio Preto encantam a todos que buscam sossegos do campo, principalmente pelas cachoeiras, que proporcionam belas paisagens.
Mesmo com tantos problemas enfrentados por uma cidade grande, Campos ainda assim consegue nos surpreender com bastante coisas positivas.
Fotos: Campos 24 horas Blog: Naldinho da Radio
Mas nem tudo são flores, a cidade também se encontra entre as 50 mais violentas do mundo com destaque para as graves ocorrências policiais no distrito de Guarus, não que outros Bairros, como Penha, Jóquei, Goytacazes, também não sejam, mas com um número menor de ocorrências policiais.
Foto. PMCG
Comemoração
Para comemorar, a Prefeitura Municipal dentre outras atividades, preparou uma exposição no museu da cidade, que conta um pouco da história, desde a época dos índios goitacás, até os dias atuais. A sede do museu fica em frente a Praça São Salvador, no Centro de Campos, e o local fica aberto de terça-feira a domingo, sempre de 10 as 17h.
E mesmo com tantos obstáculos enfrentados e os que com certeza virão pela frente, pois a cidade precisa e muito, sair do estado em que ainda se encontra, o prefeito Rafael Diniz, gravou uma mensagem para os campistas:
Vídeo: PMCG/ Facebook
Por: Notícia Urbana e RAnotícias.com