Mar avança em Atafona, mas previsão é de maré baixa na praia de São João da Barra
Por: JÉSSICA FELIPE
Apesar do avanço de três metros na última semana, a previsão é de maré baixa em Atafona. Nos últimos dias, o mar voltou a levar parte dos escombros que ainda restam do conhecido prédio do Julinho, chegando a atingir o muro da residência mais próxima do local. A Defesa Civil e secretaria de Meio Ambiente do município estiveram no lugar e continuam monitorando a situação, que segundo o coordenador, Adriano Assis, está sob controle.
Adriano explicou que o cenário é esperado para essa época do ano, que geralmente apresenta muitas fases de avanço e recuo.
Relembrem aqui o momento em que o mar derruba o antigo Hotel:
— Tivemos uma maré mais alta um pouco, de lua nova e de lua cheia, que enche mais. Temos uma semana já e isso foi mais acentuado num ponto só, naquela parte no prédio do Julinho. O mar avançou em média três metros e contornou os escombros do prédio se aproximando do muro da casa. Até o momento permanece e não tem nenhuma alteração. Está se aproximando esses meses que sempre tem uma ressaca ou outra, pode vir a acontecer dele avançar mais um pouco, mas a previsão é de maré baixa. Ele está na faixa de areia ali, mas já estamos na maré baixa, maré pequena — acrescentou o coordenador da Defesa Civil, informando que o mar pode recuar a mesma medida que avançou ou mais um pouco nos próximos dias.
Para a região do pontal, a situação é similar. “Devido à cheia mudou um pouco o cenário no Pontal, mas permanece a mesma situação, rio baixo e sobre normalidade, medindo atualmente 5,1 metros”, esclareceu Adriano.
Por: Folha 1