Baixada campista vai realizar manifestação pela paz

Foto: N.U.

Os moradores dos distritos de Goitacazes e Tocos, na Baixada Campista, irão promover nesta terça-feira (26/03), uma marcha para conscientização que a paz é um direito da pessoa humana. A segunda Via-Sacra pela paz acontecerá no perímetro urbano da RJ 216, no distrito de Goitacazes. Os fiéis da Paróquia São Gonçalo, vestidos de brancos, irão realizar um protesto simbólico pedindo mais atenção para a segurança pública. A marcha pela paz vai começar após a Santa Missa, que acontecerá às 19h, na Igreja Matriz São Gonçalo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, tendo como lema “Todos somos irmãos”. O tema escolhido neste ano incentiva a reflexão sobre como mudar o cenário de violência vivenciado nos dias atuais.

Segundo o Pe. Lenilson Alves, vigário paroquial, a Caminhada pela Paz tem a finalidade de abordar que a violência deve ser tratada já, não apenas pelas autoridades, mas em diálogo aberto com a sociedade. “A Via Sacra pela Paz, é uma oportunidade de reunir a família, meditarmos a palavra reproduzindo os passos do Cristo, pedindo a Deus pela paz entre nós”, afirmou o padre Lenilson. Assim como no ano passado, a comunidade paroquial clama ao Senhor por mais amor, compreensão, respeito e acima de tudo pedindo a paz na localidade, no município, estado, país e no mundo inteiro. O engajamento de toda a sociedade se faz essencial na busca pela paz e superação da violência.

“A Campanha da Fraternidade 2018 certamente ilumina e vem ao encontro de uma sociedade que apresenta uma violência que tem muitas expressões, modos e maneiras de se revelar, chegando a ameaçar, como no caso do Rio de Janeiro, a ordem pública e a convivência social. As raízes estão na parte do julgar quando se apresenta o caso Caim, que mostra que o estranhamento e distanciamento do irmão, leva a uma eliminação com a violência homicida. Cristo, o Filho do Deus, na sua missão reconciliadora no Altar da Cruz, vence a espiral da violência e da retaliação mostrando a lógica da misericórdia e do perdão de Deus, que nos restaura e faz surgir o Reino que nos leva a construir a cultura da paz e solidariedade fraterna. A superação do ódio e da violência passa por uma educação integral para a paz e a não violência, por políticas inclusivas e transformadoras, que gerem trabalho e participação, por uma justiça restaurativa, próxima e humanizadora, por uma reforma política com controle e punição da corrupção e por um trânsito consciente e responsável” comentou o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio, o ISP, apontam que em janeiro de 2018 foram registradas 19 mortes na região norte do estado, além de 19 tentativas de homicídios e 113 casos de estupros. Do total apenas a cidade de Campos dos Goytacazes concentra 73,7% do número de tentativas e casos de assassinatos. Já com relação a violência sexual, a cidade registra 65,5% dos casos da região.

Via Sacra em 2017 – Ano passado a marcha pela paz reuniu jovens, adultos e crianças. Antes da Via Sacra as pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Marcello, com a participação do vigário Pe. Lenilson Alves. Durante pouco mais de 1 quilômetro, os moradores puderam fazer orações, cantar hinos religiosos, além de vivenciar as 15 estações que compõem a Via Sacra, e que foram encenadas pelas crianças do Grupo de Teatro Sacro Mariana Trindade, pertencente à Igreja Matriz São Gonçalo.

por:Notícia Urbana

Deixe uma resposta