Chuva inunda cidades do ES e previsão é de mais instabilidade

Por G1 ES

chuva inundou várias cidades do Espírito Santo. Rio Novo do Sul foi muito castigado. Na zona rural de Guarapari, o rio transbordou complicando o acesso a uma comunidade. A chuva também alagou ruas na Grande Vitória, neste sábado (17), e tem previsão de mais chuva para o domingo (18).

Região Sul

Em Rio Novo do Sul, apareceram diversos pontos de alagamento. Houve um deslizamento que atingiu uma residência e soterrou parcialmente um homem que foi retirado sem ferimentos. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Cachoeiro de Itapemirim socorreu uma pessoa acamada com dificuldades de locomoção em uma área de inundação, que podia ser atingida caso o nível do rio continuasse a subir.

Ponte de Bom Destino, em Iconha, na região Sul do estado. (Foto: Livinha Mozer/ VC no ESTV)

Ponte de Bom Destino, em Iconha, na região Sul do estado. (Foto: Livinha Mozer/ VC no ESTV)

Em Anchieta a defesa civil informou que uma ponte entre Olivania e Duas Barras foi levada pela correnteza isolando a comunidade de Olivania. Duas famílias estão desalojadas.

Grande Vitória

Em Cariacica e na Serra, também teve muita rua alagada. Em Guarapari alguns bairros e a zona rural também foram afetados com o temporal.

  • Cariacica

No bairro Cruzeiro Sul, em Cariacica, a avenida Santa Leopoldina encheu rápido.e os carros passavam com dificuldade. O mesmo aconteceu em muitas ruas de Porto de Santana, que ficaram alagadas.

Ruas completamente alagadas também no bairro Rio Grande, Cariacica. A moradora Mariana mandou um vídeo para mostrar como ficou a casa do pai dela depois do temporal no bairro Vila Graúna, em Cariacica.

  • Serra

Na Serra, também teve alagamentos. Mais uma vez na BR-101. E em alguns bairros, as ruas ficaram alagadas A Rua Vitória Régia ficou cheia de água, em Serra Dourada II.

Também foram registrados alagamentos em Jardim Limoeiro e no bairro Castelândia, na Serra. E a Franciane, lá de Laranjeiras registrou a situação das ruas João Germano de Melo e Carijós. Toda vez que chove, fica tudo alagado. E, quando a água baixa, é comum ver placas de carros. O pessoal até pendura no muro, caso o motorista volte para procurar.

  • Guarapari

Em Guarapari, alguns bairros e a zona rural também foram afetados com a forte chuva. Na localidade de São Miguel, na zona rural, os córregos e o Rio Corindiba transbordaram e a força da água levou a ponte que dá acesso à BR-101. A outra opção era a estrada que liga a Alfredo Chaves, mas por lá também ficou complicado.

No bairro Santa Mônica, em Guarapari, o morador usou um barco para pode sair de de casa. A Mauriceia Correa, moradora de Santa Mônica, mandou fotos da Rua Nossa Senhora da Penha também no bairro em Guarapari. Depois que a água baixou, sobrou muita lama.

Morador de barco em rua de Guarapari (Foto: Sara Matos/ APP TV Gazeta)

Previsão do tempo

E a previsão do tempo para este domingo (18) é de chuva. A Defesa Civil emitiu mais um alerta de chuva forte. Na Grande Vitória, o dia deve ser de tempo nublado e pancadas de chuva e calor. A temperatura fica entre 22ºC e 32ºC.

Pós-chuva em Vila Velha

Em Vila Velha, as cenas se repetem: ruas alagadas em vários bairros. A aposentada Delorme Balari nem tem como sair de casa. Já tem água na calçada da casa dela, no quintal também e ela está com medo de chegar dentro de casa. “Já estou colocando os moveis para cima”, disse.

Rua alagada após a chuva em Vila Velha (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

Rua alagada após a chuva em Vila Velha (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

Em Nova América, Vila Velha, a chuva veio, acabou e a água ficou acumulada. “Toda vez é assim. E ficou com água encostando-se aos muros. Um transtorno. E nem choveu tanto assim”, comentou o técnico em rádio Adilson Otto.

Em outro bairro o problema se repete. Em Cobilândia, as ruas sempre alagam. “Toda vez que chove é o mesmo problema”, disse a voluntária Vânia Ribeiro.

A Prefeitura de Vila Velha informou que está de plantão para atender à população. Disse também que faz intervenções de macrodrenagem na Grande Cobilândia e tenta junto à União recursos para um grande projeto de escoamento das águas pluviais. Os moradores de Vila Velha esperam há anos uma solução definitiva para os alagamentos.

Por:G1

Deixe uma resposta