Mineroduto se rompe e despeja minério em manancial de Minas Gerais
A substância atingiu o manancial de Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata (MG)
Uma tubulação de mineroduto se rompeu em Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata (MG), e despejou minério no manancial que abastece o município. O material também atingiu o leito do Ribeirão Santo Antônio.
Nas redes sociais circulam vídeos gravados por moradores que mostram o ocorrido.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) confirmou o vazamento na manhã desta segunda-feira (12).
De acordo com o jornal Estado de Minas, a captação de água será interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A empresa ainda não indicou alternativa de captação.
A direção da empresa Anglo American Minério de Ferro S.A, responsável pelos dutos que levam minério para os postos, informou que o rompimento da tubulação aconteceu por volta das 7h40.
A empresa disse ainda que a extensão e a causa do acidente ainda está sendo avaliada. “As causas estão sendo investigadas. Neste momento, nossos esforços são para medidas emergenciais que garantam o abastecimento de água da cidade”, informou a assessoria de imprensa da Anglo American.