Em 2018, aumento acumulado na conta de luz pode chegar a 44%

Romeu Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), afirmou que valor da tarifa assumiu um “patamar muito preocupante”

Resultado de imagem para Em 2018, aumento acumulado na conta de luz pode chegar a 44%

Entre 2014 e 2017, a tarifa média da conta de luz nas residências brasileiras acumula uma alta média de 31,5%. Um levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrac) aponta que esta alta pode chegar a 44% ao final de 2018.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o aumento na conta de energia dos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no mesmo período.

“Isso [encarecimento das contas de luz] de fato nos incomoda também, e acho que a todos, às distribuidoras, aos consumidores, ao regulador, porque o valor da tarifa está assumindo um patamar muito preocupante”, afirmou Romeu Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o G1, os motivos deste encarecimento estão relacionados ao aumento no custo de produção da energia e aos subsídios embutidos nas tarifas.

noticiasaominuto

Deixe uma resposta