Litoral do Rio Grande do Norte ainda vive o avanço das aguas

O problema enfrentado pela cidade de Araçá no litoral do Rio Grande do Norte, parece ser igual ou pior que o vivido pela cidade de São João da Barra na foz do Rio paraíba, na praia de Atafona.

Já em Araçá, Rio Grande do Norte, as ruas estão sendo invadidas pelas águas do Mar, que de forma voraz, estão destruindo tudo que encontram pela frente.

“Isso está acontecendo em Caiçara / Rio Grande do Norte. O mar avançou e está destruindo tudo o que vê pela frente. Oremos por esses irmãos que estão tendo seus móveis e imóveis sendo destruídos.”

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Norte na quinta-feira da semana passada, dia 01//03, fizeram o mar avançar para as ruas do município de Caiçara do Norte, no Litoral Norte do estado.
A força das águas derrubou o muro da Escola Municipal Emanuel Bezerra, que já estava isolado pelo perigo de ocorrer um incidente no local.

A sede da Secretaria Municipal de Ação social foi invadida pelas águas, assim como diversas residências localizadas na avenida principal, que fica localizada cerca de 40 metros da praia.
Embarcações que estavam na praia foram levadas pela maré e ficaram no meio da via, atrapalhando o trajeto de veículos.
De acordo com o prefeito da cidade, Amarildo Elias de Morais Filho (SD), o prejuízo estimado com a destruição é por volta de R$ 800 mil a R$ 1 milhão.
Onze espigões foram instalados há 18 anos para conter o avanço do mar, e passaram por reforma há 8, porém, há necessidade para novos ajustes, diz Amarildo. Um novo projeto foi apresentado ao Ministério da Integração.
Na quarta-feira, 28, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca em todo o litoral potiguar. Foi recomendado que embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar, pois ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral até às 21h desta sexta-feira, 2.
Fotos e informações: 

Deixe uma resposta