Roraima é o estado com maior número de focos de queimadas, segundo o Inpe

Foto: Arquivo

Foram registrados 246 incêndios só na primeira quinzena deste mês; maiores índices são em Rorainópolis, Sul do Estado, seguido por Caracaraí, região Centro-Sul
 Os índices de queimadas em Roraima continuam altos. Nos dois primeiros meses do ano, já foram registrados 581 focos em todo o Estado. Os maiores números são em Rorainópolis, Sul do Estado, seguido por Caracaraí, região Centro-Sul.

Conforme as estatísticas, Roraima é o estado do Brasil com o maior número de focos de queimadas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano, o Estado já registrou 581 focos de incêndio. Sendo Rorainópolis o pioneiro com 142, Caracaraí, 99, Caroebe, 77, Cantá, 74, Amajari, 56, Bonfim, 47, Alto Alegre e Pacaraima, ambos com 43.

Além disso, de acordo com o instituto, foram contabilizados 246 incêndios só na primeira quinzena deste mês. O município com maior índice continuou sendo Rorainópolis, com 54 focos. Boa Vista apresentou apenas 15 focos.

De acordo com o tenente Emerson, da Divisão de Prevenção de Queimadas do Corpo de Bombeiros, os índices estão acima do esperado por causa da queima sem controle feita por agricultores.

“Muitos estão aproveitando o verão para estender a área de cultivo e para limpar terrenos. Mas o agricultor deve ficar atento ao calendário de queimadas disponível na Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos [Femarh] e no Diário Oficial do Estado, para que não seja multado nem prejudique o meio ambiente. A multa para quem desrespeita o calendário pode chegar a R$ 5 mil”, disse.

Ainda de acordo com o tenente, Rorainópolis apresenta os maiores índices porque apresenta muitas áreas que estão sendo cultivadas por agricultores.

“Se observar no mapa, os focos na região não são separados, eles seguem uma linha contínua, seguindo pela BR, o que indica uma área constante. Ou seja, muitos fazendeiros estão aproveitando para limpar o terreno”, disse.

SALA DE SITUAÇÃO

Em dezembro, a Defesa Civil montou a Sala de Situação para combater os incêndios florestais. Neste local, os municípios são acompanhados de perto, além disso, eles também prestam auxílio às famílias que foram vítimas das queimadas, a partir das discussões de soluções.

Deixe uma resposta