Recadastramento biométrico em Muriaé começa dia 1º; eleitor deve agendar atendimento
O Cartório Eleitoral de Muriaé divulgou comunicado na última sexta-feira (19) alertando os eleitores muriaeenses sobre o recadastramento biométrico que começará a ser feito a partir do dia 1º de fevereiro.
Para se recadastrar, o eleitor deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Depois disso, é só comparecer à Central de Atendimento indicada no dia e horário marcados.
(Para agendar o atendimento no cartório clique aqui)
O agendamento prévio também é obrigatório também para outros serviços como alistamento, transferência, 2ª via e revisão.
Biometria
O projeto de identificação biométrica do eleitor em Minas Gerais teve seu início em 2009 e é uma das prioridades da Justiça Eleitoral brasileira em busca de maior segurança e modernização do processo eleitoral em todo o Brasil.
Essa é a quinta fase do cadastramento biométrico em Minas Gerais . Atualmente, são 797 municípios mineiros com atendimento biométrico: 80 que passaram por revisão biométrica – os quais possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria -, os quatro que iniciaram a revisão em fevereiro de 2017 (Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia) e 713 municípios com atendimento biométrico não obrigatório, ou seja, com parte do eleitorado ainda não cadastrado biometricamente.
Calendário Eleitoral 2018
O primeiro turno das Eleições de 2018 ocorrerá no dia 7 de outubro, porém o calendário estipula outras datas importantes do processo eleitoral a serem observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
Os eleitores vão escolher presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Fonte : Rádio Muriaé