A história do transporte público em Campos RJ parece não ter fim

Foto:N.U.

A população de Campos voltou a ficar sem ônibus nesta segunda-feira (22). Isso porque funcionários da empresa São Salvador cruzaram os braços e estão impedindo que outros ônibus saiam do terminal Luiz Carlos Prestes, no Centro da cidade. Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades devido a falta de pagamento de quatro meses de salário, além do 13°de 2017, que também não foi pago.

A paralisação prejudicou milhares de pessoas que necessitam do transporte público. Logo que o dia raiou, motoristas e cobradores da  São Salvador paralisaram as atividades. Todos a frota ficou dentro da garagem, prejudicando principalmente moradores da Baixada Campista.

Já no início da tarde deste segunda, a paralisação que pela manhã era somente de uma empresa foi aderida por todas as outras. Os empresários estariam apoiando a paralisação. Segundo eles, boa parte dos passageiros não pagam passagem. São idosos, estudantes, crianças, entre outros.

De acordo com os manifestantes, na última sexta-feira (19), representantes das empresas entregaram um ofício na prefeitura, em caráter de emergência, solicitando uma reunião com o prefeito, Rafael Diniz, sob a justificativa de que entrarão com pedido de recuperação judicial porque a tarifa estaria defasada e a circulação do transporte coletivo estaria prejudicando a prestação do serviço formal.

Foto: Folha1

Agentes da Guarda Civil Municipal estiveram no local. Os manifestantes bloquearam à Avenida XV de Novembro, impossibilitando o fluxo de coletivos.

 

A Prefeitura emitiu uma nota Oficial sobre o assunto:

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informa que a paralisação é ilegal e já está tomando as devidas providências. O presidente do órgão, Renato Siqueira, esclarece que tem mantido diálogo permanente com os representantes dos consórcios de transporte coletivo e está aberto a ouvir sugestões e esclarecer dúvidas, sempre primando pela melhoria da qualidade do atendimento à população.

Já com relação ao combate ao transporte clandestino, o IMTT informa que vários carros são apreendidos nas constantes operações, iniciadas em 2017, e intensificadas a partir de novembro. Segundo o órgão, aos serem flagrados no exercício ilegal do transporte de passageiros, motoristas e proprietários dos veículos irregulares, além de terem o veículo apreendido, ficam sujeitos a responderem criminalmente pela atividade ilegal. O IMTT orienta a população que faça a sua opção entre ônibus, táxi e vans, cadastrados pelo SETAMP, que são os modais regularizados no município.

Notícia Urbana

Deixe uma resposta