TSE lança versão digital do título de eleitor

Aplicativo para celulares poderá ser utilizado para votar ao invés da versão em papel

O Tribunal Superior Eleitoral lançou, nesta sexta-feira (1º), um aplicativo de celular que irá substituir a versão em papel do título de eleitor. Chamado de e-Título, o aplicativo terá todas as informações que estão presentes no documento.

Resultado de imagem para TSE lança versão digital do título de eleitor

Será possível utilizar a novidade já nas eleições em 2018. Caso o eleitor já tenha realizado o cadastro biométrico, o documento digital virá com foto. Quem ainda não cadastrou, precisará apresentar outro documento com retrato. Um QR code será utilizado para validação nas zonas eleitorais.

Além das informações convencionais, pelo aplicativo os eleitores poderão obter informações sobre a quitação eleitoral, endereço do local de votação e também dados sobre o cadastramento biométrico.

Com o aplicativo, a Justiça Eleitoral espera conseguir uma economia de recursos ao deixar de imprimir novos documentos, por exemplo.

– Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel – afirmou, em nota, o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE.

O aplicativo está inicialmente disponível apenas para aparelhos com Android. Uma versão para o sistema iOS deve chegar em 10 dias.

fonte:pleno.news

Deixe uma resposta