IF Maranhão emite nota de repúdio e cobra apuração de atos de racismo
Por: PAUL VIGNERON
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) publicou uma nota de repúdio aos atos de racismo contra alunos maranhenses, ocorridos durante esta semana, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos. Os estudantes vieram ao município para participar do III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). A discriminação resultou em um ato, que reuniu maranhenses e campistas, na manhã dessa quinta-feira (9), na sede do instituto.
Em nota, O IFMA afirmou que “manifesta repúdio a todos os atos que impliquem em discriminação de qualquer natureza. Dessa forma, a instituição se solidariza frente aos relatos de atos racistas em desfavor da delegação de estudantes e servidores da instituição que participam, desde a terça-feira, em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, do III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (III Enneabi)”.
Hohe teve movimento de repúdio no IFF Campos RJ:
-
O instituto maranhense reforçou a importância “da valorização dos direitos humanos e considera que as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica representam um espaço de transformação social. Eventos como o Enneabi possuem relevância social, pedagógica e devem servir como exemplo para um amplo debate em nossa sociedade”.
A equipe do IFMA, que considera “fundamental uma apuração rigorosa frente aos fatos” e pede “que sejam tomadas todas as providências legais cabíveis”, agradeceu ao apoio do instituto campista por ter se posicionado “com veemência contra os atos racistas relatados. Temos total convicção que os atos ocorridos não representam o pensamento de servidores e estudantes do IFFluminense”.
O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Luis Passoni, também emitiu uma nota oficial, por meio de redes sociais, sobre os atos de racismo. “A Uenf vem a público se manifestar contra qualquer tipo de discriminação, violência e assédio; repudiando manifestações de desrespeito à diversidade como as que, lamentavelmente, ocorreram no IFFluminense nesta última quinta-feira. A Uenf e o IFFluminense seguem parceiros na missão de formarem cidadãos conscientes e afinados com o que as instituições Ensino Públicas e Gratuitas se propõe, respeitando a diversidade e a multiculturalidade que estão entre as marcas do povo brasileiro”.
Folha1