Falta de chuva preocupa não só o sudeste do país.

Focos de queimadas aumentam 408% e preocupam durante período de estiagem.

Foto: Arquivo

Queimadas se espalham pela zona Central do Estado de Roraima

Os focos de incêndio apresentaram um aumento de 408%, nos primeiros dez dias de novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Depois do forte período de inverno, quando o Rio Branco atingiu mais de oito metros na capital Boa Vista, o principal rio do estado voltou a secar e chegou à marca de 1,47m, conforme a régua da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer). Nessa época, no ano passado, o rio estava em -87cm.

Conforme explicou o meteorologista da Femarh, Ramon Alves, o baixo índice de chuva é considerado normal para esta época do ano e a expectativa é que chova 100 mm por mês.

Fogo e depoimentos com o pânico dos índios e até brancos:

Ele afirmou que o Comitê de Queimadas se reuniu há duas semanas para discutir medidas necessárias ao combate dos focos em todo o estado.

“O nível do rio está normal e a quantidade de chuva também é considerada ideal para esse período do ano. Entretanto, o que nos preocupa é que, teremos pouca chuva e os focos de incêndio aumentaram gradativamente. O Comitê se reuniu e aprovou, por exemplo, o calendário de queimadas, uma alternativa para os produtores queimarem sob acompanhamento”, enfatizou.

Por: Roraima em Tempo

Deixe uma resposta