Candidato surdo tem aparelho retirado por fiscais durante o Enem

Embora o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter justamente chamado atenção para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, fiscais de um local de prova em Santa Barbara D’Oeste, no interior paulista, obrigaram um candidato a retirar seu aparelho auditivo durante o exame.

Na inscrição do rapaz, de 17 anos, constava a informação de que ele era surdo, mas, mesmo assim, foi obrigado a deixar a sala, passar pelo detector de metais e retirar o aparelho do ouvido. O pai do estudante registrou um boletim de ocorrência.

Os fiscais pediram para ele se levantar, passar pelo detector de metais, retirar o aparelho e colocar num saquinho plástico. Não devolveram mais e ele teve que terminar a prova assim”, contou Lourival Francisco Ribeiro, pai do rapaz, ao jornal O Globo.

Ele diz que nada parecido havia acontecido na vida do filho, que estuda em colégio público “É um trauma que ele vai levar para sempre, não vai esquecer”, acrescentou.

O rapaz acredita que os fiscais acharam que o aparelho auditivo era um ponto eletrônico para possibilitar cola.

Depois do episódio, segundo o pai, o aparelho que custou R$ 6,4 mil não funciona mais. “Sem o aparelho, nem tem como mandar meu filho para fazer o segundo dia de prova do Enem”, lamentou Ribeiro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal que organiza o Enem, afirmou ao jornal que investiga o caso.

Fonte:Yahoo

Deixe uma resposta