E o tempo nublado sujeito a chuvas não decepcionou no dia de finados
Por: JHONATTAN REIS
Milhares de pessoas levantaram mais cedo da cama para irem a cemitérios visitar entes próximos nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, em Campos. E a movimentação foi grande ao longo de todo o dia.
Folha 1
No cemitério do Caju, localizado no bairro de mesmo nome, a estimativa é que cerca de 80 mil pessoas passem por lá durante todo o dia, segundo a administração da unidade que é feita pela prefeitura de Campos RJ, através da CODEMCA.
Foto: Folha 1
Já a administração do Campo da Paz, situado no Parque João Maria, apontou que aproximadamente 20 mil pessoas devem passar hoje pelo cemitério.
Uma das pessoas que seguiram a rotina do feriado, foi o comerciante Arquimínio Araújo, de 69 anos. Ele disse que não teve problemas para ir ao cemitério do Caju nesta manhã visitar seus pais e seu irmão. “Vim de van e foi até tranquilo. Não tinha grande trânsito pelo caminho. Até o tempo está ótimo para caminhar. Este é um dia muito importante. Sempre bom vir prestar as homenagens”, disse.
Quem também não passou por dificuldades foi a dona de casa Maria das Graças Silva Santos, de 67 anos. “Eu vim de carro para o Campo da Paz. O caminho foi bem sossegado e até o tempo está ajudando. Não está calor e nem tem chuva. Está ótimo. Tudo certo para visitar minha mãe e meu irmão”, relatou.
No entanto, para os comerciantes que vendiam flores nos dois cemitérios o clima não estava tão bom assim. “O movimento está fraco. No ano passado já não estava bom, mas neste ano piorou mais ainda. Peço a Deus que a movimentação melhore no fim do dia para que a gente consiga vender mais. A cada ano que passa temos vendido menos”, falou, pela manhã, a comerciante Luciana Bicudo, 47 anos, que trabalhava nos portões do cemitério do Caju.
A situação também não estava boa para os comerciantes que trabalhavam no entorno do Campo da Paz. “Está tendo pouco movimento. Como o feriado este ano caiu numa quinta-feira, acreditamos que ainda pode haver movimentação no sábado e no domingo, pois algumas pessoas viajaram e devem voltar no fim de semana. As vendas não estão boas, mas também estava assim no ano passado”, comentou a comerciante Marli de Carvalho, 59, que trabalha em dias de Finados no Campo da Paz há 22 anos.
Foto: Folha 1
Por conta da movimentação de veículos no entorno do cemitério do Caju, a Guarda Civil Municipal (GCM) fez alterações no trânsito na avenida Presidente Vargas nesta quinta-feira. “No sentido Pecuária o trânsito está fluindo em meia-pista. Já no sentido contrário, os motoristas estão sendo orientados a pegarem a rua do Colégio 29 de Maio para seguirem para o Centro”, explicou o guarda municipal Everaldo do Nascimento, responsável pela GCM no local. Segundo a Guarda, não foi necessário alterações no trânsito no entorno do Campo da Paz.
Folha 1