Começa hoje segunda etapa da campanha contra a febre aftosa
A superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos abre nesta quarta-feira (1) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em uma propriedade do assentamento Zumbi I.
Segundo o superintendente Nildo Cardoso, nesta fase serão vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.
Serão 10 vacinadores, que terão o apoio de cinco estagiários da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Além de doar as doses, a superintendência vai acompanhar a imunização. Outro fator que também deverá facilitar a vacinação é a utilização do cadastro da primeira etapa, quando foram aplicadas 22 mil doses.
— Os animais com mais de dois anos não serão vacinados nesta etapa, porque já têm maior imunidade, tendo sido imunizados em anos anteriores — explica Nildo.
Foto: Divulgação
Além dos animais dos pequenos criadores, beneficiados pela vacinação gratuita, Campos possui outras cerca de 230 mil cabeças de médios e grandes criadores, que deverão comprar a vacina nas lojas especializadas e realizar a imunização até o fim de novembro. Quem deixa de vacinar o gado fica impedido de comercializar produtos derivados e de circular com os animais de uma propriedade para outra, dentre outras restrições.
O estado do Rio de Janeiro é considerado “área livre de febre aftosa com vacinação” desde 1998. Os últimos dois casos foram registrados há 20 anos, em 1997: um em Magé e outro em Itaperuna.
Fonte: Prefeitura de Campos