Você se lembra de Matheus?
Por: Suzy Monteiro
Ele ao nascer, perdeu o seu irmão gêmeo e desde o parto, foi obrigado a permanecer internado durante um ano no hospital dos Plantadores de Cana para sobreviver, lhe custando uma infinidade de sequelas com que se tornou obrigado a conviver. Hoje, depende do serviço de home care para seguir vivo.
Veja o vídeo feito pela família:
Marcos, pai do bebê Matheus, que sofre de grave patologia e necessita de cuidados especiais, denuncia que uma representante da home care Edcare, que atende pacientes da Prefeitura, esteve em sua casa na manhã de segunda-feira.
Os pais de Matheus haviam conseguido na Justiça o direito de uma home care especial, mas a empresa que atende aos pacientes da Prefeitura estaria por assumir o caso de Matheus.
Quando a representante da Edcare estava em sua casa, avaliando Matheus, o pai foi até o lado de fora da casa e filmou um veículo, que disse ser da representante da empresa. Dentro, na parte traseira, havia bolsas de insumos e medicamentos no mesmo espaço de sacos de lixo.
O pai de Matheus revelou preocupação e indignação com o caso, porque Matheus é um bebê com dois anos e meio e que precisa de cuidados especiais desde que nasceu e os pais travam uma luta constante por ele.
Mesmo se não fosse, pacientes de qualquer forma, mas, especialmente os acamados, precisam de atenção especializada e com todos os cuidados.
Atualização para posicionamento da Prefeitura:
Em nota, a Prefeitura se posicionou a respeito:
“A empresa de home care do município desconhece o carro mencionado no vídeo em questão. Todos os veículos que realizam a distribuição de insumos e medicamentos da empresa Ed Care são da cor branca, sendo devidamente identificados com o nome da empresa Ed Care, segundo a secretaria Municipal de Saúde. No momento em que há visitação do profissional de enfermagem nas residências dos assistidos, são realizados levantamentos das necessidades do paciente que, num segundo momento, recebe nova visitação através de veículo identificado, para recebimentos dos materiais. A secretaria de saúde, inclusive, alerta aos assistidos para a identificação do veículo da empresa de home care Ed Care, no momento do recebimento destes materiais”.
Folha 1