Reintegração de posse no 5º distrito de São João da Barra no estado do Rio
Uma oficial de justiça, acompanhada de policiais militares, cumpriu na manhã desta terça-feira (13), na localidade de Água Preta, no 5º distrito de São João da Barra, mandado judicial de reintegração de posse de propriedade rural na área do Distrito Industrial, determinado pelo juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo, da 2ª Vara da Comarca de São João da Barra. Uma ação semelhante aconteceu em 2015. De acordo com a decisão, a partir de agora, se alguém entrar sem autorização na propriedade pertencente ao Distrito Industrial estará sujeito à multa de até R$ 100 mil.
Caminhões chegaram a ser enviados para o local no início da manhã para a retirada do gado dessa propriedade, mas a remoção não chegou a acontecer e os veículos acabaram sendo dispensados. Agricultor e morador de Água Preta, Cleiton Barreto, de 33 anos, contou que os produtores do 5º distrito— entre 80 e 100 pessoas — não esperavam a ação para a retirada dos animais. Segundo ele, não houve aviso aos trabalhadores, que passam por dificuldades devido aos problemas relacionados à desapropriação das terras.
Em nota, o Porto do Açu informou que a área reintegrada é parte do Distrito Industrial de São João da Barra, criado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), e que a mesma área foi invadida em 2015, quando a Justiça já havia determinado a reintegração de posse, reconhecendo o esbulho possessório, ou seja, que a ocupação se deu de forma ilegal.