PF conclui que autor do atentado a Bolsonaro agiu sozinho

Polícia Federal deve pedir mais 15 dias para apresentar relatório do caso à Justiça Federal.

Adélio Bispo de Oliveira é escoltado por policiais federais no aeroporto de Juiz de Fora – Ricardo Moraes/Reuters

Depois de encerrado este primeiro inquérito, a polícia deverá abrir uma nova investigação para aprofundar ainda mais a apuração do caso. Mesmo sem indicativos claros de mandantes ou participação de terceiro, a polícia pretende esgotar todas as hipóteses para não deixar nenhuma margem de dúvida sobre as circunstâncias e as responsabilidades pela tentativa de assassinato do candidato à Presidência. Para investigadores e pessoas próximas ao caso, o segundo inquérito seria mais uma medida de cautela da polícia contra eventuais críticas que propriamente uma necessidade.

Resultado de imagem para Foto de Adelio preso

Foto:Portal N10

O resultado das investigações converge com a versão apresentada desde o primeiro depoimento por Adélio. Ele agiu por conta própria motivado por divergências políticas com Bolsonaro. Num novo depoimento, prestado na segunda-feira, Adélio repetiu que esfaqueou o candidato por causa de “divergências ideológicas” entre os dois, segundo disse ao GLOBO uma fonte. Para chegar à conclusão sobre a inexistência de um mandante, a equipe de inteligência da polícia fez uma devassa nos dois últimos anos da vida de Adélio.

Policiais vasculharam computadores, dados armazenados em celulares, contatos telefônicas, redes sociais, contas bancárias e relações pessoais, entre outros aspectos da movimentação de Adélio. Mais de dez policiais, considerados altamente qualificados, foram destacados para levantar informações e checar detalhes mínimos do caso.

“Para o pleno esclarecimento dos fatos apurados, até o momento a Polícia Federal entrevistou 38 pessoas, colheu 15 depoimentos formais de testemunhas, realizou três interrogatórios formais do preso e analisou dois Terabytes de imagens. Foram realizadas diligências investigativas em Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Pirapitinga, Belo Horizonte e Florianópolis”, diz nota divulgada pela polícia nesta tarde.

A polícia pediu duas semanas de prazo para concluir quatro laudos, que ainda estão sendo preparados. Outros cinco laudos já estão prontos. Os laudos a serem fechados conteriam detalhes técnicos que não devem afetar as conclusões preliminares. O resultado da apuração, ainda que o caso continue em andamento, esvazia em parte a teoria da conspiração política alimentada por alguns dos auxiliares mais próximos de Bolsonaro, sobretudo logo nos primeiros dias depois do crime.

Resultado de imagem para Foto de Bolsonaro na hora do atentado

Foto:Paraná Onlin

Adélio esfaqueou Bolsonaro na tarde de 6 de setembro, quando o candidato era carregado nos ombros de apoiadores durante uma caminhada em Juiz de Fora. Ele foi preso em flagrante e, em depoimento à Polícia Federal, confessou o crime. Mais tarde, advogados disseram que ele tem problemas psiquiátricos. Investigadores reconhecem a existência de supostos distúrbios, mas entendem que os problemas não seriam suficientes para reduzir a gravidade do crime ou a responsabilidade do autor no atentado.

POR JAILTON DE CARVALHO

 

Deixe uma resposta